Veiros
Outros Locais
Fonte do Esquinto
O nome da Fonte do Esquinto advém de esta se situar no lugar com o mesmo nome. Apesar de não se saber as origens do nome Esquinto, sabemos que a fonte data de construção foi 1860. A construção da obra foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja.
"Vindouros fazei melhor", é a inscrição que tem na Fonte do Esquinto, o que pressupõe alguma polémica, em que certamente esteve envolvida a construção da mesma.
Por algumas pesquisas depreende-se que a Fonte do Esquinto foi construída para abastecer com água um mercado / praça de peixe existente que se realizava, semanalmente, em frente à igreja. O que é certo é que nunca o respectivo canal de ligação foi construído, e talvez a frase "Vindouros fazei melhor" não seja alheia a esta polémica.
Durante muitos anos esteve esta fonte ao abandono, só sendo alvo de limpezas esporádicas, por grupos de jovens afectos à paróquia. Em 1994 foi feita uma intervenção de fundo, quer na fonte propriamente dita, quer no escoamento da respectiva água. De então para cá tem sido mantida uma regular conservação. O único facto a lamentar é a qualidade da água não ser potável devido ao elevado teor de nitratos (contaminação devida a adubos, pesticidas e outros agentes usados no tratamento dos terrenos).