Veiros

História

Veiros, umas das 7 Freguesias do Concelho de Estarreja tem origens na época romana, cerca do século X.
Desde tempos ancestrais que Veiros está ligado à Ria, advindo desta estreita ligação as diversas teorias acerca da sua origem. Uma das origens do topónimo de Veiros parece ser de origem Romana: - Valeriusà – Valeirosà – Vaeeiros - e por fim Veiros.

 

Esta proveniência está relacionada com a proximidade que este antigo povoado tem com a ria e com os esteiros, onde se conta que chegavam peles preciosas que vinham para Portugal da Hungria e da Eslováquia.

 


Ao longo dos séculos Veiros foi sendo conhecida pelas suas esteiras de bunho, pelo seu linho, pelas suas festas e romarias, pela apanha do moliço, pela sua praça de peixe ( que se realizava em frente à Igreja Matriz), mas principalmente pela sua Cebola.

 

A Freguesia não é muito rica a nível de património histórico, são de realçar as suas capelas e a sua Igreja Paroquial, mas é riquíssima em património ambiental, bem visível nos seus Esteiros e em Lagoas.

Mas Veiros não é só passado. É também futuro. O futuro que passa pela melhoria da nossa rede viária, a conservação do nosso património, o dinamismo das nossas colectividades, a construção de uma nova Junta de Freguesia e o embelezamento do centro, a construção de uma nova Unidade Saúde, e principalmente a colaboração de todos os Veirenses no desenvolvimento e progresso da nossa Terra

 


 

.