Veiros
Coletividades Veiros - Filantrópica Veirense
A primeira reunião da Filantrópica Veirense efectuou-se em 9 de Novembro de 1958 em Philadelphia, nos Estados Unidos da América, e tal iniciativa deveu-se à miséria que se vivia não só em Veiros, mas um pouco por todo o Portugal, e então surgiu a ideia de se formar uma sociedade organizada, tendo como membros emigrantes naturais da Freguesia de Veiros. Tinha então como finalidade melhorar a forma de vida dos Veirenses, auxiliando os mais pobres e desprotegidos, não só pelo Natal como noutras ocasiões em que se verificasse a necessidade de auxilio.
Foi assim com a vontade de ajudar a melhorar a vida das pessoas de Veiros, que os membros presentes nessa reunião criaram esta associação, que após um ano da sua fundação já tinha 100 sócios e conseguiu proporcionar melhores momentos a pessoas carenciadas. Mas a Filantrópica não ajudava só pessoas carenciadas, também contribuía para obras nas diversas capelas, na igreja e no cemitério. O próprio salão paroquial foi construído pela Filantrópica.
Em suma, a Filantrópica tinha quatro grandes objectivos: diminuir a pobreza e a fome, criar um centro de convívio para jovens, premiar os mais capazes a nível escolar e ajudar a nível de material para o melhoramento de alguns monumentos da freguesia.
Actualmente a nova direcção propôs-se a dar utilidade ao seu actual património, captar mais sócios, entre outras coisas. Como grande projecto, está actualmente em curso um processo que pretende levar a cabo a construção da sua nova sede, a qual contemplará ainda um centro de dia para idosos e um infantário, infra-estruturas há muito necessitadas na Freguesia.