Veiros

Artesãos - Vassoureiro

Vassoureiro – José da Silva Nunes Matos (José Paulino)
44 anos

A arte de fazer vassouras está em declínio na freguesia de Veiros. As novas vassouras de plástico vieram substituir a tradicional vassoura de junco. Confeccionada a partir de uma planta que nasce nos terrenos junto à ria de Aveiro, a vassoura é hoje em dia quase só utilizada para adornar as casas.
José Paulino, como é conhecido na freguesia, é um dos poucos artesãos que continua a fazer as vassouras por encomenda e para vender nos mercados antigos da região.

Pergunta (P): Quando é que aprendeu a arte de fazer vassouras?
Resposta (R): Aprendi muito pequeno, quando ainda andava na escola primária a fazer vassouras com a minha madrinha e com o meu pai. Primeiro comecei por ver como se fazia e depois comecei a fazer. É difícil fazer as vassouras. É preciso ter jeito e habilidade.

P: As vassouras que faz são de que material?
R: As vassouras podem ser de junco, que é a mais tradicional, feita com um material que se apanha nos juncais junto à ria, e há a vassoura de piteira, que é uma árvore que dá umas folhas muito rijas que depois de secas são trabalhadas. As vassouras são muito duras e duram muito tempo. As vassouras de piteira são mais resistentes que as de junco. Mas as mesmo tradicionais da nossa terra são as de junco e muito mais antiga.
O junco é criado na marinha (denominação dos terrenos que fica junto à ria de Aveiro) e depois de apanhado, tem que ser rachado, seco e só depois é que é trabalhado.

P: Ainda faz muitas vassouras?
R: Antes o forte eram as vassouras de junco, mas agora entraram em desuso por causa das vassouras de plástico que se compram no supermercado. Mas ainda há muita procura. Tenho encomendas quer de Veiros, quer para o estrangeiro. Vendo também as vassouras tradicionais nos mercados antigos da freguesia e do concelho. As pessoas compram porque acham bonito. A vassoura em si serve para tudo. Dá para varrer, enfeitar e brincar.

P: Quanto tempo é que demora a fazer uma vassoura?
R: Depois do junco seco, para fazer uma vassoura grande demora no mínimo três horas. Depois depende também da forma como a pessoa faz a encomenda.

P: Qual é o preço, por exemplo de uma vassoura grande?
R: Custa sempre entre 10 e 12 euros.

P: Tem a quem ensinar a sua arte?
R: Infelizmente não, nem na família tenho. Não há quem queira aprender. Eu gostava de ensinar, mas não há quem queira aprender e assim os artesãos como eu vão levar a técnica consigo para a cova.

voltar