Veiros

Artesãos - Cesteiro

Eliseu de Sousa Afonso da Silva (Eliseu Capitão)
57 anos

A arte de fazer cestos de vime (um arbusto resistente de cor amarelada semelhante à verga) continua enraizada nas gentes da freguesia. Eliseu Capitão, como é conhecido, é uma dessas pessoas que faz os gigos (nome também utilizado para denominar os cestos) para pessoas amigas, grupos tradicionais e para utilizar na própria casa. Os cestos podem ser utilizados para transportar material pesado, devido à sua estrutura resistente, como por exemplo batatas, espigas de milho ou melões.
Comprar um exemplar deste artesanato pode ir dos 10 aos 30 Euros, consoante a dimensão do cesto.

Pergunta (P): Quando é que começou a fazer cestos de vime?
Resposta (R): Quando era pequeno, entre os meus 10, 12 anos, juntamente com rapazes e rapariga da mesma idade juntávamos todos à noite e íamos fazendo os cestos. A altura de fazer os gigos (cestos) era entre Dezembro e Janeiro nós fazíamos isso, depois das desfolhadas.

P: Quem material é utilizado para fazer os cestos?
R: São vimes. É um arbusto que nasce nos terrenos agrícolas da região, tem cor amarela e é bastante resistente. Em Dezembro e Janeiro cai a neve e os vimes ficam duros e ganham resistência. Sabendo guardar bem os vimes, não ter a muito sol, nem a muita chuva, eles podem durar três ou quatro anos.

P: Dá muito trabalho fazer um cesto?
R: Quando comecei demorava sempre três ou quatro horas a fazer um gigo grande.

P: Os cestos podem são utilizados com que finalidade?
R: Servem para utilizar nas vindimas para transportar os cachos de uvas. No tempo das desfolhadas servem para recolher as espigas de milho, para o melão, para as batatas. É um material resistente que serve para transportar muitos quilogramas.

P: Hoje em dia este material ainda se utiliza muito?
R: Sim, é claro que sim. Ainda numa ou noutra feira comercial aqui do concelho de Estarreja ou concelhos vizinhos ainda se vê isso muito a vender.

P: Quanto é que custa comprar um cesto grande?
R: Pode valer cerca de 20 Euros, se for mesmo muito grande pode chegar aos 25 Euros. No caso de ser mais pequeno pode ser 10 ou 15 Euros.

P: Tem muitas encomendas de gigos?
R: Encomendas não tenho, até porque não faço disto a minha actividade principal. Mas faço para utilizar em casa, para os vizinhos que me pedem ou para grupos que utilizam objectos tradicionais.

P: Acha que os mais novos estão interessados em aprender esta arte?
R: Há alguns anos eu tive um rapaz que andou a aprender comigo, mas depois casou-se e desistiu. Agora estes jovens não procuram muito.

voltar